Menu

sábado, 12 de novembro de 2016

Evangeliza - O Dever Esquecido


O Dever Esquecido
(Meimei)



"Certo rei muito poderoso, sendo obrigado a longa ausência, tomou de grande fortuna e entregou-a ao filho, confiando-lhe a incumbência de levantar grande casa, tão bela quanto possível.
Para isso, o tesouro que lhe deixava nas mãos era suficiente.
Acontece, porém, que o jovem, muito egoísta, arquitetou o plano de enganar o próprio pai, de modo a gozar todos os prazeres imediatos da vida.
E passou a comprar materiais inferiores.
Onde lhe cabia empregar metais raros, utilizava latão; nos lugares em que devia colocar o mármore precioso, punha madeira barata, e nos setores de serviço, em que a obra reclamava pedra sólida, aplicava terra batida ...
Com isso, obteve largas somas que consumiu, desorientado, junto de amigos loucos.
Quando o monarca voltou, surpreendeu o príncipe abatido e cansado, a apresentar-lhe uma cabana esburacada, ao invés de uma casa nobre.
O rei, no entanto, deu-lhe a chave do pequeno casebre e disse-lhe, bondoso:
    - A casa que mandei edificar é para você mesmo, meu filho... Não me parece a residência sonhada por seu pai, mas devo estar satisfeito com a que você próprio escolheu..."
Comparemos o soberano a Deus, nosso Pai.
O príncipe da história poderia ter sido qualquer um de nós.
A fortuna para construirmos a moradia de nossa alma é a vida que Deus nos empresta.
Quase sempre, contudo, gastamos o tesouro da existência em caprichosa ilusão, para acabarmos relegados, por nossa própria culpa, aos pardieiros apodrecidos do sofrimento.
Mas, aqueles que se consagram à bênção do dever, por mais áspero que seja, adquirem a tranquilidade e a alegria que o Supremo Senhor lhes reserva, por executarem, fiéis, a sua divina vontade, que planeja sempre o melhor a nosso favor.


(XAVIER, Francisco Cândido. Do livro "ANTOLOGIA DA CRIANÇA", Pelo Espírito de Meimei. Autores Diversos).

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Evangeliza - Disciplina

Disciplina


“A disciplina é uma virtude digna do melhor acatamento - aliás o são todas as virtudes - desde de que seja natural e espontânea, fruto de resolução pessoal, derivada da razão e do sentimento. Fora desta condição, degenera, deixando de corresponder à finalidade moral que dela é lícito esperar-se.” (VINÍCIUS, (Pedro Camargo). Na Escola do Mestre. 4ª ed. FEESP, 1981).

“A disciplina é a mãe do sucesso.” (Ésquilo).
“Disciplina é a ponte entre metas e realizações.” (Jim Rohn).
“Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações.” (Pat Tillman).
“Disciplina é a nossa capacidade de fazermos aquilo que nós mesmos acreditamos.” (Alan Schlup Sant'Anna).

“Ter disciplina é direcionar energia para seguir ordens que você dá a si mesmo” (Eugênio Mussak).

“O corpo é moldado, disciplinado, respeitado, e com o tempo, passa a ser confiável.” (Martha Graham, dançarina americana 1894-199).

Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".

“A vontade é emocional, enquanto a decisão é racional. E o comandante tem que ser o racional, pois ele é quem tem o discernimento sobre o que é bom e o que não é bom. O emocional só sabe diferenciar o agradável do desagradável, o que não serve como critério para as grandes decisões.
A indisciplina dispersa energia, a disciplina condensa. Ser disciplinado significa obedecer às ordens que você dá a si mesmo.
A disciplina é o antídoto que sabemos que não falha, porque foi testado ao longo da história humana.
Sempre que a essência do homem foi colocada em teste, como na guerra, nos esportes e nas ciências, a disciplina mostrou seu valor.
Segundo Sêneca (4 a.C. e 65 d.C) a disciplina é absolutamente fundamental. A principal causa do sofrimento humano é a fraqueza da vontade, e isso termina por levar o homem a condutas deploráveis, como a preguiça, a inveja e a cobiça. A pessoa que domina sua vontade comanda seu destino, e aquele que não domina sua vontade é apenas arrastado pelo destino, que foge do controle. A indisciplina e a preguiça podem ter efeito fatal em nossos sonhos!
A disciplina […] não pode depender nem da exigência jurídica nem da imposição de outras pessoas. Ser disciplinado significa controlar os impulsos primitivos que buscam, acima de tudo, o prazer e a economia de energia.”
(MUSSAK, Eugênio. Ai, que preguiça! Revista Vida Simples nº61, 15/12/2007. Disponível em: <http:// http://eugeniomussak.com.br/ai-que-preguica/>).

“Certa vez um jovem abordou Napoleão buscando saber que qualidade se faz preciso desenvolver para me transformar em um grande general algum dia: você precisa desenvolver aquela a partir da qual todas as outras virtudes virão. Você precisa desenvolver aquela a partir da qual todas as outras virtudes virão: você precisa ser disciplinado. Só assim você se valerá bem do tempo, nosso bem mais precioso. Quanto a mim, pode ser que, no futuro, eu perca uma batalha, mas jamais perderei um minuto.
De acordo com o conceito clássico, disciplina é um regime de ordem. Em outras palavras, é um sistema onde os acontecimentos se processam como previamente determinado.
Coragem, conhecimento e planejamento são importantíssimos para o sucesso de uma empreitada, mas ficam impotentes sem a companhia da disciplina.
Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco, insistia na disciplina como uma qualidade da alma; o poder que permite ao homem diferenciar-se dos animais, pois significa a vitória da razão, a única possibilidade de uma pessoa realizar seus sonhos. Sem a disciplina e a determinação, qualquer sonho não passará de devaneio. O filósofo dizia que a “virtude moral é resultado do hábito”. Somos o que repetidamente fazemos, forjamos o caráter nas atividades diárias, e estas construirão nosso destino.
A disciplina liberta você da pressão externa e do sofrimento que vem dos sonhos não realizados.”
(MUSSAK, Eugênio. Disciplina. Revista Vida Simples nº65, 01/04/2008. Disponível em: <http://eugeniomussak.com.br/disciplina/>).


Disciplina - Escolha que você faz de colocar a sua energia, seu foco naquilo que realmente importa (é importante). Sugestão: visualizar o resultado que você quer alcançar antes de começar a se envolver no projeto. Você se sente no resultado antes dele acontecer. Essa técnica de manter o foco no que você quer te ajuda a evitar a pensar no que não quer.

“Diferenças entre desejo e vontade. Um é titubeante, incerto; outra leva a realizações.
A Vontade é o grande dínamo da vida. É por meio dela que pomos em ação nossos pensamentos, quando queremos realizar algo. É preciso querer para transformar um simples desejo em vontade.
[…].
O desejo está freqüentemente ligado aos nossos sentimentos e emoções, enquanto a vontade realizadora caminha de mãos dadas com a lógica e a razão e, por isso mesmo, é respaldada, também, pelo poder do raciocínio. [...] A vontade é o pré-requisito das boas realizações, firma-se na ponderação e na moderação, leva a criatura ao equilíbrio no trabalho e em todos os atos de sua vida. Ela é, portanto, a pedra fundamental, o dínamo de nossos pensamentos, levando ao sucesso na vida, quando dirigida às boas ações. A vontade é forte, persuasiva, abre caminho e realiza; o desejo é titubeante, incerto e quase sempre inconseqüente.”
(SAMEL, Caruso. Diferença entre Desejo e Vontade. Disponível em: http://www.arazao.net/desejo-e-vontade.html

“A disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.
[…] A disciplina é uma das qualidades mais difíceis de serem desenvolvidas, principalmente porque vivemos num mundo tão cheio de estímulos, tão cheio de possibilidades e oportunidades que é muito fácil se dispersar e perder o foco. Outro problema que encontramos diariamente em nossas vidas tão cheias de estímulos é a porta aberta para a perda de tempo.”
(CHRISTY, Fran. O que é disciplina? Disponível em: <http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm>).

“A construção da disciplina requer um esforço heroico. Nossas ideias são geniais, originais e bem intencionadas. Mas muitas não sobrevivem à empolgação e raramente cumprimos as promessas que fazemos a nós.
Nada se constrói sem o dia após o outro. Basta olharmos à nossa volta: a cerâmica que pisamos e o tijolo que nos protege são obras da sucessão dos dias.
A disciplina é consequência da organização. Mas não se nasce organizado. Precisamos anotar, agendar, listar, jogar fora, repor. E isso depende da volição: o ato pelo qual a vontade toma uma determinação.”
(AIRES, Sergio. O hábito da disciplina. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/oo-habito-da-disciplina/93765/>).

“[...] toda edificação da alma requer disciplina, educação, esforço e perseverança.” - Alexandre no livro: (XAVIER, Francisco Cândido. Missionários da Luz. Ditado pelo Espírito André Luiz).



“No princípio das tarefas, estranhei a disciplina a que devia submeter-me. Fiquei triste ao imaginar que eu era uma pessoa rebelde e, nesse estado de quase depressão, certa feita me vi, fora do corpo, observando um burro teimoso puxando uma carroça que transportava muitos documentos.
Notei que o animal, embora trabalhando, fitava com inveja os companheiros da sua espécie que corriam livremente no pasto, mas viu igualmente que muitos deles entravam em conflitos, dos quais se retiravam com pisaduras sanguinolentas.
O burro começou a refletir que a vida livre não era tão desejada como supusera, de começo. A viagem da carroça seguia regularmente, quando ele se reconheceu amparado por diversas pessoas que lhe ofereciam alfafa e água potável.
Finda a visão-ensinamento, coloquei-me na posição do animal e compreendi que, para mim, era muito melhor estar sob freios disciplinares, do que ser livre no pasto da vida, para escoicear companheiros ou ser por eles escoiceado”.
Anuário Espírita (1988).
(BACCELLI, Antônio Carlos. Chico e Emmanuel. p.69-70).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem bom ânimo!

  Tem bom ânimo! (CLÉLIA ROCHA) Não desanimes. Por mais turbilhonária e dolorosa te seja a existência, não olvides três recursos essenciais ...